Recuperando arquivos apagados

Bom, como diz o velho ditado:

“Em casa de ferreiro o espeto é de pau”

Acontece que dias atrás eu resolvi tirar o XP da máquina da minha esposa e instalar o Ubuntu pra ela ganhar um pouco de velocidade no trabalho dela, uma vez que o note já está bem velho e não está rendendo muito e eu não queria formatar tudo pra ter que instalar o XP novamente.
Enfim, fiz salvei as pastas que ela me pediu e fiz a instalação… Tudo rodando bonito, até o dia que ela pediu pra eu pegar uns arquivos do backup que eu tinha feito.
Fui no HD externo, entrei na pasta e…. cadê os arquivos? O cabeção aqui fez a proeza de copiar 2 vezes a mesma pasta em locais diferentes. O bom e velho Control+C & Control+V me deixou na mão.
Certa vez eu já havia restaurado pra ela uns arquivos que ela tinha apagado acidentalmente de uma pen drive e pensei na mesma hora… “vamos achar o programa, instalar e voi lá!!”.
Mas como eu disse anteriormente, tinha instalado o Ubuntu. A partição não era mais NTFS, era ext3, ou seja, eu tinha que conseguir um software para Windows que reconhecesse uma partição ext3 e de lá procurasse pelas referencias à arquivos que estavam em uma partição NTFS.
Já estava achando que tinha perdido os dados dela quando me deparei com os softwares da “Disk Internals”. Baixei o Linux recovery e ele deu conta do recado tranquilo… obviamente que os nomes dos arquivos e a estrutura foi pro espaço, mas ele organizou tudo por tipo de arquivo e então consegui restaurar quase todo os dados (os que já haviam sido sobrescritos obviamente se foram, mas a grande maioria estava intacto ainda).
Mais um software para entrar na coleção dos favoritos e indispensáveis!!! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.