Reconfigurando o Integration Runtime Self-hosted, para usar em outro Data Factory (ou no Synapse Pipelines)

Como sabemos (sabemos, né?), para você acessar recursos do seu ambiente on-premise, é necessário instalar e configurar o Integration Runtime self-hosted em uma máquina com acesso à rede, para que ele sirva de gateway para a Azure e, assim, seja possível buscar os dados necessários.

Após realizar a instalação do aplicativo, é necessário fornecer a chave de acesso do Data Factory, para que seja estabelecida a conexão entre os ambientes:

Feito isso, com a conexão estabelecida, é só criar os objetos o Data Factory / Synapse e ser feliz.

Agora… E se você precisar mudar o Integration Runtime para acessar outro Data Factory? Ok, dá para usar o IR Sharing atualmente (recomendo a leitura a respeito), mas ele funciona apenas para Data Factories dentro do mesmo tenant… Aqui, eu precisava realmente apontar para outro ADF, em outro local.

Porém, dentro do aplicativo, não existe opção para isso… Depois de instalado e configurado, você fica vinculado ao ADF e era isso. A opção usual é desinstalar e reinstalar, inserindo a nova chave. Mas e se houvesse uma opção para isso?

E, sim, existe!!

Dentro do diretório do aplicativo (C:\Program Files\Microsoft Integration Runtime\5.0\PowerShellScript), existe um script Powershell chamado, adivinhem, “RegisterIntegrationRuntime.ps1″.

E dando uma olhada dentro dele, a chamada, não poderia ser mais simples:

Os 2 últimos parâmetros não são obrigatórios (para configurar localmente), então, na prática, basta rodar o comando acima que o processo deve funcionar… Vamos ver?

E voi lá, temos uma nova conexão com outro ADF ou Synapse, sem precisar entrar em processos de desinstalação e reinstalação do aplicativo.

Espero que seja de alguma ajuda (nem que seja para o Logan do futuro – que eu tenho certeza de que você vai se esquecer… 🙂 )!

[]’s!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.