Tentativa número 9.763.028 de recomeçar com o blog…
É como dizem por aí:
Até um pé na bunda te leva para frente!
Depois da minha saída da Dataside (mais sobre isso, algum dia – ou não), com tempo para refletir sobre algumas coisas, está na hora de retomar as rédeas…
E vamos começar por aqui, porque não? Há mais de 1 ano sem publicar nada, mas com mais de 45 posts no rascunho ou simplesmente arquivados, seja porque não achei que o texto estava bom o suficiente, ou que o assunto não era tão necessário e relevante (afinal, porque postar algo que você encontra em menos de 5 minutos pesquisando no Google?) ou porque simplesmente não tive paciência para terminar – Tava ficando massa a série de estudos sobre a GCP Data Engineer Professional, sério – está na hora de tirar a poeira e as teias de aranha daqui e voltar a escrever.
Sobre o que?
Tudo. Ou, nada. Bom, eu trabalho com TI desde o século passado. Alguma coisa eu tenho para passar para as 6 pessoas que passam por aqui anualmente. Então eu pretendo irei falar um pouco sobre carreira, sobre tecnologia em geral, mas principalmente, o que eu tenho feito pelo menos nos últimos 10 anos da minha vida (sendo os últimos 5 anos os mais desafiadores) e pelo qual eu tenho uma paixão genuína… Falar sobre DADOS.
Mas, diferentemente do que você tem visto no Linkedisney, já aviso desde já: não quero virar influenciador ou coach, não vou vender mentoria (isso eu faço de graça há anos, mas mais sobre isso, algum outro dia) e tb não tentarei te vender nenhum curso (que não sejam os meus, se um dia saírem do papel, obviamente)…
A minha ideia aqui é jogar pra internet o que se passa na minha cabeça, do meu jeito particular de entender as coisas e sem esperar receber nada em troca (mas se quiser escorregar o PIX, posso deixar o QR code aqui do lado… 🙂 ). Muita coisa técnica vai rolar… Vamos falar muito de Azure, GCP, Databricks, Docker, Kubernetes, Airflow, DBT, Streaming, Spark, arquitetura de dados, Python e muito mais… Até, porque não, falar de Snowflake (ok, isso, talvez não).
Mas tudo, sempre pensando em Dados… Como gerar dados, processar dados, consumir dados. Melhores práticas, anti-patterns, troubleshooting, performance e só vamos….
Lembram quando a gente falava sobre comunidade, para a comunidade? É o que eu quero tentar resgatar um pouco aqui… Passar o que eu acho que sei, para quem estiver interessado em discutir a respeito.
Bom, quem quiser, já sabe… Só me acompanhar, sem arrasta pra cima, sem promessas.
Só discussão saudável e uma boa dose de sarcasmo. 🙂
See ya!