PowerShell 3.0 Fundamentals

Você, quando chega no trabalho, precisa ficar se conectando em vários servidores para ver o status de determinados processos, manualmente?
Você já precisou gerar um inventário de ‘n’ servidores em caráter de urgência?
Você já pensou em automatizar aquele processo que hoje te consome algumas horas do dia para finalizar?
Você já precisou ficar monitorando um servidor durante o final de semana para que, caso determinada situação acontecesse, um e-mail seja enviado para os responsáveis?

Se você respondeu sim para pelo menos uma dessas perguntas, está na hora de aprender Powershell.

Essa semana que passou eu fiz o curso PowerShell 3.0 Fundamentals com o Laerte Jr. Para quem não o conhece (?), ele é “o” cara de powershell no Brasil. Dono de artigos no Simple Talk, Pass Regional Mentor no Brasil, É membro ativo da comunidade e tem um conhecimento ímpar na área. Ele é inclusive um dos desenvolvedores do SQLPSX.

O curso, é muito bom! Sério! Começa leve, mostrando como usar o console, alguns cmdlets e vai ganhando corpo, passando por Arrays, Hash, Custom Tables, objetos .NET, concluindo com Jobs e Workflow (esse último, só pra dar uma ponta do que será visto no curso avançado).

“Tá, Logan… Mas afinal, vale a pena?”. Vale! Vale cada centavo investido. você sai do curso olhando para o seu dia a dia e pensando o que pode ser otimizado, o que pode ser automatizado (e acredite, muita coisa entra aqui). Para mim, que passei uns bons anos trabalhando com shell script (unix / linux – é, eu sei….) o curso abre novos horizontes e mostra que, realmente, para se manter no mercado de TI hoje, conhecer Powershell e suas aplicações é fundamental.

Agora, eu estou apenas no aguardo do módulo avançado. 😀

Abraços!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.