E hoje, primeiro de maio, dia do trabalho (ou do trabalhador?), madrugada de sábado para domingo, eu resolvi finalmente fazer a prova de Fundamentals de Airflow, aplicado pela Astronomer.
Já faz algum tempo que eu tenho usado/praticado a ferramenta e vou dizer que foi o Airflow que me fez aumentar o meu interesse por Python cada vez mais. Acho que das ferramentas de orquestração, depois do Data Factory, foi a ferramenta que eu mais me envolvi.
Bom, há algum tempo foram divulgados alguns vouchers para esta prova e a DAG Authoring. Eu acabei pegando apenas a segunda, mas esses dias liberaram novamente um novo voucher e eu resolvi aproveitar. Como já estava meio no embalo pelos estudos da prova de DAG (que eu comecei e parei diversas vezes já), eu resolvi pegar o curso de Fundamentals e experimentar documentar no Github, para ver como ficaria.
E vou te dizer que gostei muito do resultado final de como o projeto ficou no final das contas. Obviamente, ainda tem algumas coisas para melhorar e acrescentar, mas ficou num formato que me agradou muito e vou adaptar para a prova de DAG.
Para quem tiver interesse, segue o link para o projeto no github: @LoganMerazzi/Airflow_Fundamentals
Sobre a prova:
É uma prova de 75 questões para ser feita em 60 minutos. Resolvi em 45 min e acertei 92% da prova (69 questões).
O curso dá uma base muito boa, mas fazer os scripts e instalar a ferramenta é fundamental, para que você passe por algumas questões que vai facilitar na hora de responder a prova. Acho que registrar o que eu estava fazendo no github ajudou demais a fixar o assunto… Criar os fluxos foi muito bom.
Caem questões de configurações (não apenas via UI, mas via CLI tb), particularidades sobre as DAGs, tasks, executors, verificação de códigos, etc…
Em resumo… Não é uma prova difícil, mas tem umas perguntas que enganam e outras que não estão no curso.
Agora, voltamos para o curso de DAG, para terminar a trilha de Airflow e depois voltamos os olhos para a prova de AWS Practitioner (será?)
Qual o vouchar você utilizou na DAG Authoring?
Opa, tudo bom José?
Cara, quando eu fiz (há mais de um ano), foi usando um voucher que o próprio Marc Lamberti compartilhou no LinkedIn… Era um voucher para o curso, mais a prova. Depois disso, outros vouchers foram disponibilizados. Hoje, não sei dizer qual é válido, teria que pesquisar (ou tentar entrar em contato com ele e pedir um).
Bons estudos!!
Muito obrigado pelo retorno meu camarada!