Ontem resolvi fazer a primeira prova “de verdade” da Databricks (entre aspas, pois essa é uma prova monitorada, nos mesmos moldes de uma prova da Microsoft por exemplo – a Databricks Accreditation não é monitorada).
Para essa prova, segui unicamente a trilha de estudos existentes na plataforma deles. Consegui o acesso há algum tempo, quando eles estavam distribuindo os cursos, mas a prova foi liberada há pouco tempo.
Edit: Seguem os cursos e o link para o learning plan:
- Databricks Academy: https://databricks.com/learn/training/login
- Learnin Plan: https://customer-academy.databricks.com/learn/lp/78/data-analyst-learning-plan
- Neste Learning Plan, se você ainda não fez, já vai poder matar também a prova Lakehouse Accreditation. Recomendo bastante, pois o assunto tem uma relação direta na prova.
- O curso, na data que criei esse post, está por US$ 500,00.
O conteúdo da prova você pode conferir nesse link: https://databricks.com/learn/certification/data-analyst-associate
- Webacessor
A prova é aplicada pela Webacessor e achei o processo de início da prova muito mais simples do que a aplicada pela Pearson Vue. Apesar de eles falarem em alguns vídeos que pedirão para validar a identidade, que pedirão para verificar o ambiente com a câmera, etc, para mim, só precisei instalar um app de validação do sistema, desabilitar o firewall, tirar uma foto antes da prova e tirar outra foto na hora de realmente iniciar.
Curiosidade: Eles mencionam que a prova deve ser realizada utilizando a configuração do teclado no layout americano. Talvez esse app instalado fique monitorando o que você digitar, para evitar um alt+tab durante a prova tirar um print screen, ou vc tentar digitar algo inesperado…
- Prova:
São 45 questões para serem respondidas em uma hora e meia. As questões são todas de múltipla escolha.
A prova segue bem o que é abordado no curso e as questões são no mesmo estilo do que é apresentado durante ele. Mas, sim, caem algumas questões que não estão no curso, mas faz parte do dia a dia de quem está na área (“qual a função que vai retornar tal informação dentro desta query”…)
Caíram desde questões mais genéricas (algumas boas práticas e até questões sobre ética no trabalho) e outras bem mais técnicas.
Dêem uma boa estudada nas funções para tratar arrays, window functions, tipos de joins (não se esqueçam dos semi e anti semi joins), etc.
Vejam sobre construção de dashboards (processo de criação, tipos possíveis, parametrização), configuração de endpoints e até perguntas sobre em qual tela fica determinada opção de configuração (mas nada muito complicado).
Caíram também algumas poucas questões teóricas sobre estatística, mas envolvendo um cenário (“o cientista de dados pediu para você ver a variância / apresentar a distribuição normal…”). Foi esse tipo de questão que me fez a minha nota cair, certamente… eheheh
Tenha um cuidado: O botão de submit da prova fica do lado do botão para avançar para a próxima questão (pessoal de UX deles precisam de um treinamento urgente). Apesar de você ter que confirmar umas duas vezes antes de realmente enviar a prova, você clicar nesse botão sem querer dá um susto tremendo (mas não que eu tenha feito isso, claro…)
- Após a prova:
Após a confirmação de envio, você tem a possibilidade de revisitar as questões, fazer os ajustes desejados e, após confirmar, já tem o resultado na hora, com os percentuais de acerto em cada área de assunto.
Agora é só esperar o e-mail para colocar mais um badge na lista de conquistas (eles dizem que levam 24hrs para isso) e agora vamos focar nas provas de Data Engineer (e todas as outras da fila).
[]’s!!