Powerview: Como ordenar uma coluna, que não seja por ordem alfabética.

Um dos desafios que tive recentemente (e bem básico, diga-se de passagem, para uma pessoa mais experiente), foi a necessidade de ordenar uma tabela, mas que não poderia seguir a ordem alfabética padrão do PowerView.

Um exemplo clássico: Uma tabela  onde eu tenho os meses de um ano e eu preciso ordenar pelo nome do mês, mas seguindo a sequência dos meses (Jan, Fev, Mar, etc.).

A questão: Se eu simplesmente ordenar pelo nome do mês, o resultado que eu vou obter será: Abril, Agosto, Dezembro, Fevereiro, Janeiro, Julho, Junho, Maio, Março, Novembro, Outubro, Setembro.

Tabela_Mal_Ordenada

Para solucionar no PowerView, você vai alterar a ordenação pelo PowerPivot (ahá!)powerpivot

A dimensão de datas, normalmente, possui uma coluna com o valor numérico do mês (Jan – 1, Fev – 2, Mar – 3, etc.) – se não tem, faça!

Para ordenar, entre no PowerPivot e, em seguida, na dimensão desejada (datas, no meu caso). Após, clique no botão “Sort By Column” e faça a relação…. Por exemplo, Coluna NomeDoMes eu ordeno pela coluna NumeroDoMes.sort_tela

Ao fechar o PowerPivot, um aviso aparecerá que o modelo foi alterado… apenas confirme e a tua visualização já estará ordenada da forma desejada.

change_data_model

tabela_ordenada

Abs!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.