Dicionário de Dados – A Exclusão.

Um dos meus papéis dentro da empresa onde trabalho é o de ser chato e verificar os scripts que são enviados antes de entrar em produção.

Uma parte das verificações é garantir que o dicionário de dados esteja o mais atualizado possível para que consigamos entender o objetivos das tabelas, colunas, constraints, etc.

Para inserir uma propriedade em um objeto, deve ser utilizada a procedure sp_addextendedproperty. Para remover: sp_dropextendedproperty. E para atualizar: sp_updateextendedproperty. Não vou entrar no mérito de como usar, pois o BOL (Books On Line – RTFM!) explica bem como usar e os parâmetros necessários.

Há um bom tempo atrás (2011 O.o) escrevi um post sobre como ver as descrições através do SSMS, mas uma questão que surgiu agora foi “E se eu precisar remover essas propriedades de uma vez – Seja qual for o motivo?”

Infelizmente, não tem uma mágica (eu pelo menos desconheço), pois a propriedade é por objeto, então não rola um ‘exec sp_dropextendedproperty EVERYTHING’ (apesar de não ser uma má ideia de implementação ;))

A (minha) solução: montar um select que monte o exec para você. Aí, como você vai executar ele, se num script via CTRL+C/CTRL+V, se via cursor… Cabe à sua imaginação…

O script fica assim:

Como está no comentário, fica como lição de casa a exclusão dos demais objetos…

O script pode ser baixado aqui, no meu git.

[]’s!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.