Como inserir um relatório do Power BI no seu blog ou site

Um assunto recorrente nos grupos que eu participo é:

Como inserir a minha dash do Power BI no meu site / blog?

O processo é bem simples (tanto que pensei muito se valeria um post ou não), mas requer algumas atenções que podem dificultar a inserção.

Para essa dash, eu usei os dados do senso escolar das instituições de ensino, divulgados pelo INEP (http://portal.inep.gov.br/web/guest/dados), fiz algumas transformações no Excel e importei no Power BI Desktop.

Após colocar as análises desejadas, fiz a publicação para o Power BI:

Com o relatório publicado, vamos publicar ele na web… Para isso, entre no seu relatório, vá em Arquivo e selecione a opção Publicar na Web.

Preste bem atenção, neste momento, na observação que é feita: O relatório ficará com acesso público por qualquer um na internet! Sim, é isso mesmo… esse tipo de compartilhamento é público. Relatórios que possuem Row level Security, que usam o SSAS local, que você não tem permissão de edição e (por enquanto) os relatórios com Visuais R não possuem a opção de publicação na web. 

Ao clicar para publicar na web, são emitidas as seguintes mensagens:

Mensagem 1
Mensagem 2

Após confirmar a segunda mensagem, aparecerá uma tela para que você faça as devidas configurações no frame que será exibido no blog.

Copie o conteúdo do do código HTML todo, para podermos usar no site ou blog.

Se você usa uma página estática, colocar o iframe é bem simples… Crie uma página e insira o iframe copiado.

No WordPress, você tem duas opções:

  1. Entre no modo de edição de texto e cole o iframe.
  2. Fazendo um teste no meu blog antigo (dentro do wordpress.com, este meu, está dentro do meu próprio domínio), eu notei que ao tentar inserir um iframe, ele é convertido para um link direto para o site. Eu vi que existem diversos plugins que permitem a inserção de iframes (alguns para links no mesmo dominio e outros permitem links externos), porém para testar eu precisaria assinar o plano do wordpress “business”, então vou deixar isso para quem quiser arriscar fazer, por sua conta risco.

Com o código inserido, o seu report é exibido normalmente no teu site, veja:

E voi lá, já temos o nosso report publicado na internet.

E antes que você se pergunte se “É isso que é o Power BI Embedded?”, adianto: Não! O Power BI Embedded é a possibilidade de embutir os relatórios dentro de aplicações web, onde você poderá realizar as configurações de segurança e restrições desejadas por clientes e áreas. Porém isso é um outro serviço (pago à parte), que pode ser tratado em um outro post.

Caso tenha algo mais a acrescentar e/ou corrigir, fique a vontade! Esse é o grande propósito do blog! 😉

[]’s!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.